domingo, 25 de maio de 2014

Curandeiros Gospel do século XXI


Analisando vários fatos e comentário pela internet sobre charlatanismo nas igrejas evangélicas e outras, resolvi vim a público e colocar minha observação a luz da bíblia sobre os tais curandeiros do século 21. Poderia citar muitas coisas aqui, mas vou me ater apenas a poucas observações que fiz a luz da palavra de Deus.

Primeiro vamos analisar como eles atuam:

1- Lembra ao público presente que não teve contato com ninguém antes do evento, para não caracterizar “levantamento de informação”

2- Critica duramente quem tem postura de examinador nas igrejas, e faz referencia até ser do diabo quem não tem fé, e algumas vezes diz que por não ter fé não será salvo e faz referencia bíblica tais como: “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”Mc.16.16


3- Ante de iniciar o “show” pede que as pessoas coloquem a mão na sua enfermidade, que o mesmo irá fazer uma oração. ( É o tempo necessário que eles tem, para jogar o anzol e identificar o mal, ele vai andando por entre as pessoas e memorizando a seguir diz qual região a pessoa está sofrendo, depois deixa o resto com a vítima que sem perceber vai dando as cartas para o charlatão.)

4- A maioria se utiliza de muito barulho ou fundo musical, para poder andar por entre o povo e escolhendo pessoas (na sua maioria pessoa idosa ou de pouca cultura) para fazer o seu “show”. Após escolher a vítima, enquanto a igreja está em êxtase sem perceberem finge que está orando pela pessoa e pergunta o nome dela ou o nome de quem a está acompanhando (já está comprovado com testemunhos de quem caiu nessa falácia, pesquise na internet).

5- Com o advento da internet e site de relacionamento, também ficou claro que não precisa de muita coisa para saber o nome de algumas pessoas na igreja na qual se vai “ministrar” (um caso não muito recente revelou um charlatão brasileiro nos EUA) veja em http://www.youtube.com/watch?v=Y-Wesf5lYdc .

6- Na sua maioria são arrogantes, usam o nome de pessoas ou ministérios conhecidos para fazer valer o crédito ministerial. Não tem muita educação, fazem piadas constrangedoras, insultam quem duvida.

7- As supostas curas que eles dizem acontecer, são aquelas que não podem ser comprovadas de maneira ocular, (coxos andarem, cegos vêem, surdos ouvirem, pernas amputadas recuperadas, pernas ou braços atrofiados perfeitos e etc.) os males que eles dizem ter sido repreendido são internos e não podem ser comprovados no momento.

REFUTAÇÕES:

1- Jesus e os apóstolos nunca buscaram enfatizar curas e milagres e sim a mensagem do evangelho, alguns apoiados pelo segmento chamado “Terceira Onda” acreditam que os milagres são mais eficazes do que a mensagem do evangelho para produzir a resposta da fé no coração das pessoas tal como seu proponente Pr. Winber.

“Nessa filosofia esconde-se duas falácias, que a tornam completamente ineficaz em ganhar pessoas para fé genuína em Cristo. Primeira: quando os milagres tornam-se o alicerce de um convite evangelístico, a verdadeira mensagem do evangelho - a expiação de nossos pecados realizada por Cristo e seu direito de ser senhor de nossa existência. {Rm.14.9 - ) transforma-se em uma questão secundária. O Jesus histórico e bíblico é deixado de lado e substituído por uma versão mística e etérea. Sinais e maravilhas , e não mais o salvador, passam a constituir o foco da fé.” John MacArthur

Todos os apóstolos estiveram focados na mensagem do evangelho e não nas curas. 1 Co.1.23, 15.3-4. A fé jamais virá pela cura e sim pela pregação da palavra. Rm.10.17. O poder de Deus é o evangelho. Rm.1.16. Se não crerem no evangelho de nada adiantará a ressuscitar mortos. Lc.16.31.

A despeito dos muitos sinais e maravilhas realizados, Jesus não praticou o “Evangelismo de Poder”. Repetidas vezes Ele repreendeu pessoas que exigiam sinais: (Mt.12.38-39, 16.1-4, Mc.8.11-12, Lc.11.16, 29, 23.8-9 e Jo.4.48.) Jesus muitas vezes pregou sem realizar milagres. (Mt.13.1-52, 18.1-35, Jo.7.14-44. Leia também este texto Mc.1.29-44 e atente para o verso 38.


2- Por que eles criticam quem julga o que acontece? O que a bíblia diz sobre isso? Sou autorizado a julgar o que acontece?

“Examinai tudo. Retende o bem” 1Ts.5.21.

“Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.” 1 Co. 2:15.

“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17:11.

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” 1 João 4:1

Outra observação ainda no tópico 2 sobre “quem não crer será condenado”, o que Jesus está falando não é crer na cura ou operação de milagres, (veja que o contexto já fala por si) mas quem não crer no que Jesus fala, ou seja na sua palavra. Muitos chegaram até Jesus e pediram que ajudassem a sua fé, porém outros foram aprovados pela convicção que tiveram do seu salvador.

Os tópicos 3,4 e 5 não necessitam de comentários, apenas faça sua própria observação, pois para mim o artigo 171 quase se enquadra a estes elementos.

6- Quando analiso o ministério do apóstolo Paulo, observo em sua carreira um profundo crescimento em direção da humildade. Paulo chega ao ponto de não se identificar no arrebatamento ao terceiro céu. 2 Co.12.2. Em uma carreira ministerial como a deste apóstolo notei degraus em declive. Veja: em 1Co.15.9 ele se considera o menor dos apóstolos, depois em Efésios 3.8 o menor dos santos e após longos 8 anos em 1 Tm.1.15 o maior de todos os pecadores.


Sim em várias de suas epístolas, o apóstolo Paulo reconhece sua fraqueza e misericórdia de Deus. Entendo a luz destes contextos, que quanto mais alguém é usado por Deus, mais humilde ele ou ela é. Não há lugar para arrogância onde o Espírito de Deus atua. Há lugar para fraqueza, e não para o pecado.

7- A maioria dos milagres efetuados por Jesus e seus apóstolos foram visíveis e comprovados. E não ficou sujeito a duvidas.


Conclusão: Não duvido que Deus opere milagres em nossos dias, entretanto não acredito que Deus está obrigado curar segundo minha vontade ou minha agenda de programação. Se de fato Deus usa estas pessoas como elas querem, por que as mesmas não vão aos leprosários, hospitais do câncer, UTIs ou outras instituições de saúdes e fazem o que mais interessas aquelas pessoas. Muitas estão perdendo membros para o câncer, outros estão mutilados para a lepra.

Eu vi minha tia morrer com um buraco que atravessava seu corpo causado por um câncer, e nós oramos muito por ela, vi meu pai morrer em meu colo sufocado por um edema pulmonar que o impediu de continuar respirando.

Por que eles não querem ir a estes lugares? Por que só buscam grandes cruzadas para realizarem os seus “milagres”? Sei que serei criticado por estas verdades, alguns dirão até que não tenho fé. (Pois é sempre este o argumento dos que não sabem responder sobre esta questão)

Entretanto vejo finanças por trás de tudo isso, vejo homens corruptos que vão enganando e sendo enganados por estes lobos vestidos de ovelhas. Pois se tivesse amor eles não iriam medir esforços para está onde Jesus estaria.

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.” Mateus 7:15

“O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento” Oséias 4.6

Voltem à palavra, voltem ao evangelho.

Em Cristo



Pr. Neemias Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário