segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Quem é Jesus para você?

"Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" Mateus 16:15

Quem é Jesus para você? 


Ontem na ministração da palavra de Deus à igreja, relatei sobre a forma grosseira como a igreja tem tratado a “FÉ” nestes últimos dias. O que Jesus tem significado para ela nesses dias.

Hoje mais do que nunca predomina a chamada “TEOLOGIA LIBERAL” que tem forte aceitação entre os Pentecostais e principalmente entre os Neo-Pentecostais. 


Criaram uma nova metodologia de culto em detrimento aos elementos essenciais do culto cristão.

Jesus é visto como: Curandeiro por que querem ser ver livre das enfermidades, como protetor, pois querem ser ver protegidos das intempéries, como prosperidade, pois amam ao dinheiro, como analgésico, pois só o procuram ou vão à igreja quando sentem dores.

Ele faz uma pergunta que na época ecoa dentro do conceito de cada um pela sua própria perspectiva. Na verdade o que Cristo estava acionando era o conceito que as pessoas tinham sobre Ele. Pois estamos acostumados a ver as coisas como somos e não como elas realmente são.

As pessoas procuram coisas e não a Cristo. Veja que os 10 leprosos de Lc.17.7 apenas um voltou para agradecer, e diz o texto que este era Samaritano. Já fizemos várias exposições aqui sobre Samaritanos e Judeus, mas vale lembrar que eles eram inimigos religiosos ferrenhos. (Veja que na hora da luta, os inimigos unem as forças, pois deduz que os outros 9 eram Judeus)

Não quero me ater ao comentário sobre Samaritanos e Judeus, mas a lição que aprendo aqui é que os 9 que não voltaram para adorar, representam aqueles que recebem o milagre e desaparecem. O fato de eles terem sido leprosos retrata bem a ansiedade que eles tinham de voltar para sua vida e curti-la.

Eles estavam tão afoitos para “correrem para a galera” ou “correr para o abraço” que só isso importava para eles, pois ha tempo estavam excluídos de tudo e de todos (assim determinava a lei para o leproso a se afastar-se numa distancia equivalente a 100 passos ou 90 metros)

Entendemos que na primeira oportunidade eles não pensaram outra coisa a não ser em receber o certificado de purificação do sacerdote e correr para curti sua vitória.

O samaritano, entretanto ao ver que estava curado de imediato voltou-se para Cristo e o adorou. Ele sabia que antes que qualquer coisa deveria adorar a Cristo. Antes de “correr para o abraço” ele deveria adorar a Cristo. Paulo disse 1Co.10.31 “Quer comais, quer bebais quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” Tudo que fizermos devemos glorificar aquele que nos escolheu para expandir o seu Reino neste mundo.

Para o Samaritano Jesus não era um mero curandeiro, a partir daquele momento Jesus tornou-se o alvo de sua adoração.

Em 2 Cr.7.14 “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” O Senhor espera por um povo que não busque suas mãos (favores) mas que busca sua face (adoração, intimidade)

Assembleia de Deus procura Deus, Adventista procura Deus, Deus é amor procura Deus, Presbiteriana procura Deus, Batista procura Deus, Espírita procura Deus, e muitos outros procuram a Deus, mas há apenas um povo a quem Deus procura: OS VERDADEIROS ADORADORES “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
João 4:23

Existem hoje cultos para todo tipo de pessoa, culto por conveniência, o que você procurar você encontra. Culto da prosperidade, culto para salvar casamento, culto de libertação, culto dos empresários e etc. Para que bíblia? É só ver o que preciso e corro para o culto específico.

Não estou sendo grosseiro, estou sendo sensato. O que significa Jesus para você? Mais um cartão que você inclui na sua carteira, onde você apresenta para as pessoas dizendo “eu possuo o cartão” “Eu já fiz as minhas orações matinais” “Eu já dei meu dízimo” e etc

Quem é Jesus para sua vida? Você o ama? Ele realmente significa alguma coisa para você? Você pensa nele como pensa no seu namorado, marido, esposa, dinheiro, carro, filho e etc. ou o ama acima de tudo isso?

Em João 15 Ele disse “se me amardes guardareis meus mandamentos”

Se Ele te der vitória Ele é Deus em sua vida? E se Ele não te der vitória? Se Ele curar Ele é Deus em sua vida? E se Ele não curar continua sendo Deus para tua vida?

Você está disposto realmente a servi-lo “ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. “
Habacuque 3:17-18 


Está disposto a adorá-lo ainda que a saúde não venha, ainda que o cartão de crédito bloqueie, ainda que o nome vá o SPC ou SERASA injustamente, ainda que seja descriminado pelo bem que faz?

Em João 6.60-66 Jesus sabendo que muitos seguiam a ele pelos privilégios, pães multiplicados, pessoas curadas lança um discurso mais pesado e de repente as pessoas começaram a abandonar a fileira uma a uma, Jesus não alivia e lança o desafio até aos discípulos mais próximos. Ao que Pedro prontamente respondeu: “Para onde iremos nó, só tu tens palavra de vida eterna”

É isso que Jesus busca de seus seguidores que o ame pelas suas palavras e não pelas suas bênçãos. Um dia ele disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” Lc.4.4

Jesus ainda pergunta hoje para você meu irmão e amigo, quem DIZEIS QUE EU SOU?







Deus te abençoe



Pr Neemias Fagundes

Nenhum comentário:

Postar um comentário